Friday 2 March 2007

1º Dia - O início da aventura - 4ª feira

Oláaa!! :D

Só agora posso relatar as primeiras aventuras e impressões porque estou com um problema com a net no meu quarto, que espero que seja resolvido rapidamente!
Entretanto já estou instalada no meu gabinete e aqui tudo funciona, incluindo a net - mas já aí vamos...

Ora voltemos a 4ª feira. A viagem de avião correu muito bem! Não apitei na zona dos metais nem nada, só me obrigaram a tirar o portátil da pastinha dele e, como já seria de esperar, tive de pagar excesso de peso... uns míseros 10 kg a mais...coof!

Cheguei ao aeroporto de Copenhaga às 13h50, onde tive de andar com a bagagem de mão durante uns 20 minutos até chegar finalmente à zona de chegadas. Vejo uma rapariga loira de óculos e pensei "deve ser a Catrine!", pronto não era... ups... mas a Catrine estava logo ao lado, portanto falhei por pouco. Para quem não sabe a Catrine é uma dinamarquesa com quem troquei alguns mails e que coordena a assistência e zela pela integração dos international students. Uma simpatia! Extremamente prestável e sorridente. Deve ser um bocadinho mais nova do que eu, deve ter uns 22 anos mais ou menos. Lá me ajudou com os meus mais de 30 kg de bagagem no percurso deste o aeroporto à faculdade, que fizemos de comboio e autocarro. Disse-me que no início de Fevereiro tinha chegado uma americana com mais de 40 kg de malas (nos USA permitem até 40 kg e não os 20 kg europeus) e que se tinham visto aflitas com tanto peso. Chegámos à faculdade - KVL - sem problemas nenhuns e ela levou-me aos gabinetes dos estudantes internacionais, onde deixámos as malas (e onde conheci a Winni pessoalmente, uma loirinha novinha com quem troquei também uns mails, responsável pelos ERASMUS) e ao Housing Department onde também fui conhecer a Charlotte, uma senhora com quem troquei emails acerca do alojamento e quem me deu o manual de regras gerais dos alojamentos e regras do meu alojamento específico, bem como uma password para a internet (a tal que não funciona...). Após isto, fui com a Cat fazer um pequeno tour pela faculdade toda, a parte antiga, onde estão todos os edifícios administrativos, a biblioteca e também alguns departamentos de aulas e a parte nova onde eu vou trabalhar, visto ser aqui que funciona o departamento de Food Science. Diga-se que a parte antiga, com casinhas com 2 pisos separadas por jardins é muito mais bonita e agradável que a parte nova que é um edificio enorme cinzento moderno, o chamado matacão...

Depois da visita pela faculdade, fomos buscar de novo as malas (a Winni tinha preparado entretanto um pack de boas-vindas com mapas e folhetos sobre Frederiskberg e Copenhaga e sobre os transportes etc) e lá fomos até à paragem do autocarro que me leva até a uma rua perpendicular ao alojamento. Pronto... já estavamos as duas tão cansadas que ir até à outra ponta da faculdade onde era a paragem do bus foi um verdadeiro suplício... trocámos de malas várias vezes - ora levava eu a malona grande e o portatil (além da mochilona) e ela o saco grande, ou ao contrário, mas por aquele andar iamos demorar 1 hora a chegar à paragem (é um trajecto de 700 metros prai..) até que vejo a Catrine toda contente a cumprimentar um rapaz cujo nome era algo parecido com Heinz e que tinha carro! :D A Cat vira-se para mim com um sorriso de orelha a orelha, levanta o polegar e diz algo como "Saiu-nos a sorte grande! O Heinz vai-nos dar boleia até à tua casa! Cool! Yeah! Weeeee!". O Heinz achou porreiro ter uma desculpa para faltar às aulas ;).
E lá fui de boleia até ao alojamento, na Norde Fasanvej.

Estava tudo a correr bem demais, até abrirmos a porta do alojamento. A primeira impressão foi boa... tudo branco, até é espaçoso, com uma dupla escrivaninha, mais uma prateleira em cima da cama, uma kitchinette com o mínimo indispensável (só não tem microondas ou fogão o que é uma pena, só tem uma placa com duas chapas). Uma janela grande com uma pequena varanda e mais outra janela (pormenor: não há estores, só cortinas, portanto há claridade a partir das 6h da manhã, óptimo para forçar a levantar cedo). A casa de banho é o que está pior equipado: não tem uma única prateleira ou armário e o duche não tem portas ou cortina (não percebo a lógica de alagar a WC sempre que se toma banho, mas já me tinham avisado que é costume ser assim por aqui). Claro que também não tem bidé.
Mas o pior de tudo foi ver que o serviço de limpeza não tinha sido muito eficiente, havia pó por tudo o que era sítio e sujidade no chão, nas paredes à volta do fogão e dentro do frigorífico. Mas ao menos os lençois e toalhas eram novos (estavam fechados ainda). O colchão também não estava/está propriamente limpo... mas enfim.
Tive de por mãos à obra, comprar utensílios de limpeza (só havia vassoura) e ir até à cave buscar o aspirador. Ao fim de um par de horas, o mini apartamento ficou mais apresentável. :)
Ainda fui de novo ao supermercado (barato) que existe no R/C do meu prédio comprar alguns mantimentos e bens de primeira necessidade.
Depois disto tudo jantei uma sopinha, uma banana e uma cappuccino. Tentei ligar a net sem grande sucesso (só apanhei uma ligação wireless de um vizinho qualquer), conheci o vizinho do lado, o Daniel, um neozelandês grande e forte (segundo a Catrine óptimo para me acompanhar até casa de noite lol) e muito simpático e prestável, mas que infelizmente percebe tanto como eu de ligações de internet... No resto do edifício (4 andares com uns 20 apartamentos em cada andar) moram tanto alunos de fora como dinamarqueses também, mas como não há uma zona comum com TV nem nada, não dá para conviver lá muito... só batendo às portas dos quartos.
Após isto tomei banhinho - a água quente e o aquecimento funcionam bem!
E fui dormir que tinha combinado com a Catrine às 11h de 5ª feira irmos tratar da minha licença de residência e do nº de segurança social CPR.

Fim do dia 1!

PS: Vou por fotos já a seguir no próximo post!

3 comments:

Susana said...

Não falei, porque o post já ia longo, mas claro que as despedidas no aeroporto deixam-nos sempre com o coraçãozinho apertado e a lágrima ao canto do olho!
Outra coisa, levei uns chocolates (não havia CDs no aeroporto)com a lenda do galo de Barcelos à Catrine, e ela achou um piadão! ;)

Susana said...

Ah lembrei-me agora! Na viagem de avião puseram uns Simpsons demais demais! lolol Vários filminhos versão Halloween, cheios de humor negro!! Como não tinham som e estavam legendados em português (era um voo da TAP) acho que só eu é que percebia lool, epah chorei a rir!!!

Ricardo said...

Essa cena da casa de banho também me faz confusão aqui. Qual é a lógica de sempre que tomas banho teres a seguir de pegar na bela da esfregona para não ficar o chão num lindo estado. Ai Ai. Realmente digo-vos uma coisa é preciso emigrar para ver que afinal nós os tugas temos bastantes qualidades (entre as quais o facto de sermos realmente muito asseados).