Wednesday 4 July 2007

Roskilde Festival

Já começou! Pelo menos o "warm up". Concertos só a partir de amanhã e até Domingo, dia 8.

O Festival de Roskilde é tido como um dos dois maiores festivais de rock da Europa (o outro é o Glastonbury Festival). Foi criado em 1971 por dois alunos do secundário, Mogens Sandfær e Jesper Switzer Møller, e pelo promotor Carl Fischer. Em 1973, o festival passou a ser organizado pela Sociedade do Festival de Roskilde (Foreningen Roskilde Festival, em dinamarquês), que desde então administra o festival como uma organização sem fins lucrativos para o "desenvolvimento da música, cultura e humanismo".

É o primeiro festival de música dinamarquês, originalmente destinado à comunidade hippie mas actualmente com fãs em grande parte da juventude escandinava e do resto da Europa.

Em 2006, actuaram mais de 170 bandas, houve mais de 79 mil bilhetes vendidos, cerca de 21 mil voluntários no terreno, 5 mil jornalistas e 3 mil artistas, o que soma qualquer coisa como 110 mil participantes no Festival.(in Wikipedia)

O "warm up" este ano começou dia 1 de Julho e os concertos começam amanhã prolongando-se até dia 8. Os cabeças de cartaz são Björk, Red Hot Chili Peppers, Muse, The Who, Bastie Boys, Queens of the Stone Age e Tiësto.

O tempo não tem estado famoso, choveu muito no Domingo e 2ª feira, a organização recomenda cada vez mais o uso de transportes públicos, porque os parques de estacionamento próximos do recinto estão alagados e impraticáveis...

A prova de que o recinto está um verdadeiro lamaçal, e que os meus vizinhos estiveram em Roskilde (e provavelmente vieram até casa tomar um banhinho quente, tirar a imundice de cima lol e encherem-se de coragem para voltar para lá...), é esta foto tirada por mim há poucos minutos ;)



Nota: Nos países nórdicos, é costume andar descalço em casa e deixar os sapatos à porta...

1 comment:

Anonymous said...

QUE NOJO!!!! Ao menos por aqui é só poeirada e tal... ew!!
Já agora, para que seja do conhecimento público, no famoso Festival de Roskilde este ano também vão estar presentes os não menos famosos (pelo menos em Portugal): Buraka Som Sistema! Confesso que não sou minimamente apreciadora, mas ter uns portugueses em festivais internacionais importantes é muito bom!

Beijinho beijinho

PS - Indo eu, indo eu... (Aqui não canto o resto para não te envergonhar :P)