Sunday 1 July 2007

Consumer Sensory Test on Strawberry Yoghurts

Ora viva!
Há duas semanas atrás recebi na mailing list da faculdade um email de um grupo de projecto de duas francesas a pedir 60 voluntários para um teste sensorial de iogurtes líquidos de morango. Apesar de iogurtes de morango não serem os meus preferidos (diria mesmo que são os que gosto menos...), resolvi inscrever-me para ver como era...


O lab lá da faculdade é bem mais giro do que este da foto que encontrei na internet, mas é só para dar uma ideia de como são as cabines onde se fazem estes testes.


E não é que foi giro? Realizou-se no sensory lab da faculdade no edifício novo (aquele que foi visitado pela realeza há umas semanas atrás), em grupos de 20 pessoas de cada vez, cada pessoa isolada na sua cabine branca, com luz branca, climatizada, água à disposição e pão para tirar o sabor da boca entre as provas , portinhola por onde iam entrando as diversas amostras assim que davamos ordem para tal carregando num botão luminoso. E, claro, o computador à frente para irmos respondendo às diversas perguntas (como "quantifique o quanto gostou da amostra", "quão doce é a amostra?", "muito aromático ou pouco aromático?, "é composta por um só aroma, ou mistura de diversos aromas?", "muito diluido ou encorpado?", "sabor conhecido ou surpreendente", etc ) numa escala de 1 a 9.
Alguns iogurtes eram simplesmente detestáveis, outros bastante bons...

Cada grupo foi por duas vezes (cada sessão durou cerca de 40 minutos), serviu para ver na prática como funcionam estes testes organolépticos, contribui para o projecto das francesas e ainda recebi duas garrafas de vinho como recompensa! :) Ehehe!

3 comments:

Ana said...

Isso era tiro e queda pra mim!!!! Tens de lhes falar de mim!! Diz que eu sou a consumidora de iogurtes de morango por excelencia. E ja agora pede pra eles explicarem pq é q uma garrafinha dessa coisa em mim faz o efeito de 1l de vodka numa pessoa digamos que... normal!!8-) Tentar n custa;p

Tanti Baci Mille Abracci!!

Mitsuko said...

ola Susana.
Queria perguntar-te se tas a viver numa residencia de estudantes?
Se tiveres podes dizer-me como é que te increveste para ir para la?
Obrigado ;)
***

Susana said...

Olá Mitsuki,
Estou a viver numa residência de estudantes sim. Foi a faculdade onde estou que tratou de tudo, após ter preenchido e enviado o formulário que eles têm para o efeito no site.
***